quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Motivo do blogger...

Apenas alguns "caminhos das pedras"...

Obs: O fato do significado literal do meu nome ser "Pedra de ajuda" é apenas uma coincidência.

Como todo programador, por vezes fico horas procurando alguma solução de problemas/desafios que me aparecem. Em diversas situações não encontro a solução em tais fóruns, mas, ao resolver o problema por mim mesmo, não posso postá-la nos diversos fóruns porque não sou(e nem quero) inscrito em todos eles. Mas me sinto um ingrato quando não publico as soluções que descubro sozinho ou com insights advindos das diversas dicas obtidas nos fóruns. Aqui é uma maneira de me redimir e postar tais soluções... Ao menos estarão publicadas... Cabe às pessoas encontrarem este blogger :-)

Por outro lado...
Tenho estudado freqüentemente para alguns concursos... Tenho feito meus resumos... Mapas mentais... E coletado materiais bem legais. Algumas dicas que tenho recebido (em fóruns, cursos, palestras) também são bastante interessantes. Resolvi postar tudo aqui também... Aos pouquinhos, é claro.

Podem me perguntar... Mas se você teve tanto trabalho para fazer estes resumos... Horas a fio desenhando esses mapas... Porque disponibilizá-los tão gratuitamente para os teus concorrentes?
A resposta vem do mesmo conceito da padronização dos sistemas de gestão empresarial(ERPs): "Não é a informação que faz a diferença, mas o que você faz com ela... Como você a manipula".
Isto partiu de um exemplo de um excelente professor que tive em um dos cursos que fiz em 2009 (Márcio Vitorino): "Se você pegar duas cozinhas exatamente iguais, com os mesmos equipamentos, os mesmos ingredientes e os mesmos temperos e colocar, em cada uma delas, um cozinheiro diferente. Pergunta-se: A qualidade e sabor das comidas serão os mesmos?"
É óbvio que não... Daí o conceito de que 'não são os ingredientes que fazem a diferença, mas como você os manipula.'"

Nenhum comentário:

Postar um comentário